Sobre Rio Grande da Serra

Cidade de Rio Grande da Serra

Rio Grande da Serra, cidade da região metropolitana de São Paulo, situada à sudeste, integra, ainda, a chamada Região do Grande ABC.

Fazendo divisas com Santo André, Ribeirão Pires e Suzano, possui área de 36 Km², estando totalmente inserida na Área de Proteção de Mananciais, possuindo topografia bastante irregular e acidentada em função da proximidade com a Serra do Mar. Sua altitude varia de 748 metros (área central) a 978 metros na parte leste, tendo a Represa Billings penetrando em seu território no sentido longitudinal e ocupando cerca de 20% de seu território. Essa represa é abastecida por uma bacia hidrográfica, formada por um conjunto de cursos d'água, constituídos basicamente por córregos e ribeirões, sendo os mais importantes o Rio Grande, o Rio Pequeno, o Rio Araçaúva e outros.

Sua vegetação é predominantemente de floresta e capoeira, com formação básica da Mata Atlântica, à qual e encontra relativamente preservada no Município, em relação à área existente.

Possui parque fabril singelo, tendo como principais atividades econômicas o comércio, os serviços e a agricultura, esta basicamente de hortifrutigranjeiros.

História

No século XVI havia no local aldeias indígenas, entre elas a de "Geribatiba". Em 1661, por ocasião da morte de um tropeiro foi construída a capela Santa Cruz (atual Capela de São Sebastião).

Até o século XIX a população viveu de olarias e atividades pastoris, quando foi iniciada a construção da ferrovia São Paulo Railway Company (SPR & Co.) que deu incentivo ao povoamento com a inauguração da estação, em 16 de fevereiro de 1867.

Em 1906 começou a se festejar o padroeiro São Sebastião com celebrações e comemorações anuais. Foi elevado à categoria de município em 1964. Rio Grande da Serra teve crescimento populacional vagaroso até meados da década de 1970, quando a grande chegada de migrantes, principalmente mineiros e nordestinos, iniciou-se, durando até hoje, mas em ritmo decrescente.

Clima

O clima da Cidade de Rio Grande da Serra, como em toda a Região Metropolitana de SP, é o subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 18Cº, sendo o mês mais frio julho (Média de 14°C) e o mais quente fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1.400mm.

Hidrografia

Bacia do Rio Grande, com seus afluentes, que irão formar o "braço Rio Grande" da Represa Billings.

Alem desse rio, o município apresenta uma grande quantidade de córregos e riachos, como o "Córrego da Figueira e o Piolzinho" situados na região do Parque América.

Transporte

Rio Grande da Serra é servido pelos trens da linha 10 da CPTM, além de linhas de ônibus municipais (operadas pela empresa particular Viação Talismã) e linhas intermunicipais (operadas por empresas particulares - Rigras e Viação Ribeirão Pires).

Pontos turísticos

 - Represa Billings
 - Capela de Santa Cruz
 - Pista de Skate
 - Estação de Trem
 - Biquinha Matarazzo
 - Pedreira
 - Bondinho 8(localizado atualmente na Biblioteca Municipal)
 - Capela Nossa Senhora das Graças
 - Mina de Grafite
 - Trilhas Ecológicas
 - Artesanato

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Rio Grande da Serra .

Fonte: Prefeitura de Rio Grande da Serra

Blog do Guia da Cidade Rio Grande da Serra

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Rio Grande da Serra por email

 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Ribeirão Pires, Suzano e Santo André.

Dados Principais sobre Rio Grande da Serra

Aniversário:3 de Maio
Fundação : 1964
Gentílico: riogranserrense, serrano riograndense
Área: 36,671 Km²
População 48.302 hab. (2015)
IDH 0,764 - elevado
Prefeitura Rio Grande da Serra


Brasão de Rio Grande da Serra
Brasão de Rio Grande da Serra

Bandeira de Rio Grande da Serra
Bandeira de Rio Grande da Serra

Vídeo sobre a cidade de Rio Grande da Serra
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Rio Grande da Serra

Mapa Rio Grande da Serra

 

Moradores ilustres de Rio Grande da Serra

 

   

  Sobre o EncontraRioGrandedaSerra
Fale com EncontraRioGrandedaSerra
Anuncie no EncontraRioGrandedaSerra
Cadastre sua Empresa no EncontraRioGrandedaSerra (grátis)



Termos EncontraRioGrandedaSerra | Privacidade EncontraRioGrandedaSerra


Bandeira de Rio Grande da Serra